Você já parou para pensar que o WhatsApp, Facebook, Instagram, Amazon e outros diversos aplicativos fazem grande parte da população de refém?
O site We Are Social apontou que, aproximadamente 54% da população mundial estão conectadas nas redes sociais. Dentre essa parcela considerativa, a taxa no Brasil, pelo total de habitantes, é de 70%. Tais dados evidenciam e ratificam a necessidade da conscientização populacional sobre tecnologia da informação, frisando a segurança.
Provavelmente, você já deve ter realizado alguma compra online ou conhece alguém que já utilizou as redes socias para aquisição. O maior erro do consumidor é a falta de precaução na hora de usufruir da tecnologia, podendo ser mais uma vítima da internet, ao invés de torná-la uma aliada. A pesquisa realizada pelo grupo Mz revela o crescimento de 220%, no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020, de ataques cibernéticos contra empresas brasileiras, e ressalta a importância das empresas adotarem medidas preventivas, a fim de evitar os possíveis ataques e futuros transtornos na sua empresa.
Para facilitar a compreensão, imagine você:
Após muito tempo desejando um serviço imprescindível para sua empresa, chega uma mensagem em seu e-mail o alertando sobre um desconto irresistível acerca da solução que tanto almeja. Você, entusiasmado com a oferta, clica rapidamente em um link que, ao invés de levá-lo ao site autêntico, você será redirecionado a um endereço de Web malicioso e fraudulento. Depois disso, TODAS as suas informações serão coletadas e, para a recuperação dos seus dados, o hacker irá chantageá-lo, ameaçá-lo e cobrará uma quantia significativa.
Quanto este problema irá te causar?
Dentre os inúmeros prejuízos causados, os impactos financeiros e comerciais provocariam perdas de contratos ou negócios consideráveis, denegrindo a imagem e credibilidade da sua empresa, devido a possibilidade do roubo, vazamento e perda dos dados dos seus clientes.
O aumento dos gastos para a restauração dos sistemas e dispositivos, originará possíveis multas e sanções previstas na Lei e influenciará diretamente na queda da produtividade da sua empresa.
Entenda como você pode evitar em 3 passos:
1- Com a utilização de antivírus com filtro de proteção Web instalado, deixe o seu dispositivo sempre seguro. Ele será responsável pela verificação dos acessos do usuário, reconhecimento e combate dos sites que possam ter malwares inseridos. Caso sites suspeitos sejam acessados, o filtro Web será capaz de bloqueá-los e, automaticamente, evitará a invasão da sua rede.
2- Busque informações importantes sobre os prestadores de serviços que deseja adquirir, em sites como PROCON e ReclameAqui, por meio de análises de reputação, avaliações de compras e relacionamento da empresa perante o cliente.
3- Acompanhe o preço dos produtos que tanto deseja, ao longo de um período, mantenha-se atualizado e não caia em falsas promoções!
Lembre-se: Para atrair o maior número possível de vítimas, sites maliciosos utilizam os valores de produtos abaixo da média do mercado.
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