9 erros que estão causando estagnação da sua empresa

A estagnação na empresa pode se originar de  diversos problemas, tais como a qualidade dos produtos ou serviços, a carteira de clientes, a estrutura interna, e muito mais. Devido aos clientes serem cada vez mais conectados e exigentes, as empresas que  ficam estagnadas, sem oferecer inovação nem personalização dos produtos e serviços de acordo com as necessidades dos seus clientes, perdem mercado.

Para ajudar você a fugir deste cenário, nesse artigo vamos apontar os erros comuns que podem causar  estagnação na sua empresa, além de dar dicas de como você pode corrigi-los de forma prática e eficaz. Vamos à leitura?

1. Falta de planejamento estratégico, metas e objetivos claros

Ter  metas e os objetivos bem claros é como ter um bom mapa em mãos, pois saber aonde quer chegar e planejar como será o caminho até lá é indispensável para o crescimento saudável e seguro do negócio.

Além disso, revisar metas e objetivos  periodicamente também é muito importante, pois o mercado está em constante mudança e o resultado que é desejado agora pode já não ser tão interessante nos próximos 2 meses.

2. Problemas com a qualidade dos produtos ou serviços

Se houve um aumento considerável nas reclamações sobre os produtos ou serviços da sua empresa, principalmente pela qualidade, fique alerta. Este pode ser um dos motivos que impede o seu crescimento.

Alguns fatores que podem estar ocasionando as reclamações, como a falta de estrutura, atrasos nas entregas e excesso de atividades operacionais, por exemplo, precisam ser identificados e solucionados o mais breve possível.

Lembre-se que a qualidade do seu produto e a excelência do seu atendimento são importantes vantagens competitivas.

3. Alta rotatividade de empregados

Se novos colaboradores são contratados e demitidos  da empresa com uma frequência muito alta, algo está errado. Cabe aos gestores identificarem quais são as principais causas dessa rotatividade e buscar resolvê-las. Algumas causas comuns são: baixa remuneração, falta de bons  benefícios, liderança ruim, poucas oportunidades de crescimento e falta de reconhecimento.

Os impactos disso no crescimento da empresa são:

  • A baixa produtividade, pois há sempre um número alto de pessoas em treinamento e pouco experientes;
  • A queda na qualidade do atendimento e da prestação de serviços de forma generalizada;
  • Os altos custos rescisórios e de recrutamento.

Investir em capacitação e qualificação, valorizar os colaboradores dando oportunidades de crescimento e remuneração justas, demonstrar reconhecimento da empresa ao seu trabalho, bem como  apostar em confraternizações para celebrar o atingimentos de metas, são ações com alto potencial de motivação e de redução da rotatividade da equipe.

4. Erros constantes e repetitivos

A prevenção é sempre o melhor remédio, mas erros acontecem. O importante é identificar e corrigi-los logo, evitando reincidências.

Erros constantes e repetitivos causam  retrabalhos e desgastes desnecessários. Além de prejudicar a experiência de compra do cliente, tomam a atenção de outros fatores que poderiam estar aumentando a lucratividade do negócio.

Uma boa solução para reverter a repetição constante de erros é recorrer à tecnologia para automatizar atividades que são realizadas de maneira muito repetitiva e manualmente.

5. Gestores com muitas atividades operacionais

Os gestores precisam focar na gestão estratégica, na gestão da equipe, em soluções e inovações para garantir crescimento e lucratividade ao negócio.

Porém, quando há muita demanda operacional, muitas vezes a equipe não consegue suprir as atividades e o gestor precisa dar suporte.

Nesses casos, simplesmente aumentar o tamanho da equipe operacional pode ser mais uma sabotagem que uma solução, devido aos altos custos trabalhistas no Brasil.

Sendo assim, recursos tecnológicos como softwares e aplicativos podem, muitas vezes, representar a solução ideal, tornando as atividades operacionais mais ágeis ou até mesmo 100% automáticas.

6. Produtos e serviços sem atualização

O mercado está em constante mudança, e se você possui o mesmo produto ou serviço há anos  é bem possível que ele não se adapte às necessidades e exigências do cliente moderno.

É imprescindível sempre buscar entender bem o perfil e os padrões de comportamento desses clientes, para propor inovações que façam sucesso.

Para tanto, a cultura da realização de pesquisas e o armazenamento do banco de dados dos seus clientes (que pode ser integrado ao seu sistema de vendas), são fundamentais, uma vez que fornecem dados reais para consulta.

7. Falta de crescimento de Market Share

Se a sua carteira de clientes é a mesma há anos e está difícil conquistar novos clientes, saiba que  saúde do seu negócio corre riscos.

O Market Share (fatia de mercado) é proporcional ao valor de mercado da sua empresa, pois quanto maior a sua base de clientes, mais sua marca é conhecida, indicada e menores são seus custos por venda.

Sendo assim, mantendo sempre uma constante entrada de “novos clientes”, os riscos de comprometer-se financeiramente pela perda de clientes atuais são reduzidos. E, se a empresa não cresce conforme o mercado acaba abrindo espaço para a o crescimento da concorrência.

8. Faturamento sem aumentos progressivos

Não estagnar significa manter-se em constante crescimento. Se o seu faturamento não está crescendo, há fortes indícios que seus lucros também não estejam. Nesse caso,  a primeira atitude é avaliar o mercado e identificar onde sua empresa está deixando a desejar.

Encontrar saídas para elevar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bem como para lançar novos produtos que abranjam uma fatia maior do mercado, são algumas soluções possíveis para mudar manter um aumento constante de faturamento.

9. Aumento de custos constante

O aumento de custos geralmente compromete a margem de lucro da sua empresa, fazendo com que o seu produto ou serviço chegue mais caro para o cliente final, fazendo sua empresa perder competitividade Ou seja: é uma reação em cadeia que freia o crescimento da empresa.

Também para este problema, a tecnologia é forte aliada, uma vez que permite a automação de diversas atividades operacionais, reduzindo custos trabalhistas. Além disso, por meio de softwares de gestão, é possível acessar facilmente informações importantes e seguras sobre o histórico financeiro e comercial do negócio, o que economiza muitas horas trabalhadas.

A repetição de erros, problemas com a qualidade do produto ou serviço, baixa produtividade e aumento de custos do seu negócio podem estar diretamente relacionados ao baixo desempenho tecnológico da sua estrutura.

Investir em Tecnologia da Informação é fundamental para tornar os processos diários mais rápidos, assertivos e seguros e assim trazem vantajosa competitividade ao mercado.

Coloque a tecnologia a favor do seu negócio. Conte com serviços de consultoria e gestão de TI que podem impulsionar o crescimento da sua empresa para outro nível. Conte com a expertise de quem está há 7 anos fornecendo as melhores soluções de TI no mercado de Belo Horizonte. Veja o que a Allianz IT pode fazer por você! Converse com um de nossos especialistas!

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